domingo, 15 de agosto de 2010

O Blog como Ambiente Interativo

O aluno em rede
O blog traz à educação benefícios como geração constante de aprendizagem e armazenamento do conhecimento, além de possibilitarem uma maior aproximação no relacionamento entre professor e aluno; pais e escola. “Os blogs começaram como um diário online e, hoje, são ferramentas indispensáveis como fonte de informação e entretenimento. 'O que era visto com certa desconfiança pelos meios de comunicação virou até referência para sugestões de reportagem”.“Blog vem da abreviação de weblog: web (tecido, teia, também usada para designar o ambiente de Internet) e log (diário de bordo). É uma ferramenta do mundo virtual que permite aos usuários colocar conteúdo na rede e interagir com outros internautas. Na sala de aula,   serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma. (Revista Nova Escola on-line. Edição 173 - jun/2004). Dessa forma, o trabalho com Blog na escola proporcionará uma aprendizagem cooperativa e significativa para nossos alunos, uma vez que eles serão os autores das postagens, entre outras publicações que podem ser criadas como vídeos, fotos, animações etc. Assim, ressaltamos que trabalhar com o uso de Blogs no processo ensino  e aprendizagem, fará com que os alunos desenvolvam habilidades na integração das tecnologias  na educação e que construam conhecimentos na interação com o meio social  e físico em que está inserido, desenvolvendo também, um trabalho de autoria e co-autoria.

4 comentários:

Unknown disse...

OI, Marizete!!!
Excelente o seu blog.
Ocupou bem o espaço!
Os temas são pertinentes às questões do curso.
Parabéns!

ELLEN PELICIARI disse...

Complementando seu texto quero dizer que O mais importante é que os blogs aproximam as pessoas, permitem reflexões, colaborações com trocas de experiências, amplia as aulas e a visão do mundo, e permite um acesso a todas as produções realizadas e podemos dizer que é um recurso extremamente prazeroso para quem o elabora e desenvolve.

ELLEN PELICIARI disse...

Coloquei um link seu também em meu blog ok!

Simonha disse...

Uso o blog com meus alunos da educação infantil e vejo que as aulas ficaram mais animadas, os alunos mais empolgados e os pais mais parceiros...
Abraço!

http://educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/